<

Homem pisou na Lua, mas não há cura para dor nas costas – 31/01/2026 – Ricardo Araújo Pereira


<

Serei o único a pensar que a ciência desistiu das costas? Temos assistido a avanços científicos extraordinários —mas e as costas?

Já há carros que andam sozinhos; no entanto, eu tenho dificuldade em entrar neles, por causa das costas. Os médicos não tratam assim mais nenhuma parte do corpo. Partimos um braço? Eles consertam. Temos um tumor? Eles removem. O coração falha? Eles transplantam. Mas a dor no fundo das costas não tem solução.

Eu —não sei se já estavam desconfiados— tenho uma dor no fundo das costas. Decidi que o melhor era ir ao médico. Surpreendentemente, o médico indicado não é o ortopedista, é o neurocirurgião.

Foi diligente. “Vamos fazer uma ressonância magnética. Para ver se é uma hérnia.” Chegou o resultado do exame. O neurocirurgião disse: “Boas notícias. Não é uma hérnia. Trata-se de uma pequena retificação da coluna. E estes discos estão com ligeira sobrecarga.” O que devo fazer então, doutor? “Nada.”

Nada? “Nada. Não fique sentado durante muito tempo seguido. E beba água.”

Como calculam, não fiquei muito satisfeito. Resolvi pedir uma segunda opinião. Recebi 250 novas opiniões. Ninguém sabe o que fazer à dor de costas, mas toda a gente tem uma ideia.

Você tem de fazer exercício. Você tem de parar de fazer exercício. Não passe tempo sentado, levante-se. Compre uma cadeira de gaming e sente-se. Ponha umas palmilhas nos sapatos. Ande descalço. Pendure-se durante um minuto. Ponha um emplastro durante uma hora.

Um fisioterapeuta pediu que me deitasse de barriga para baixo, para trabalhar no quadrado lombar. Outro fisioterapeuta disse para me deitar de barriga para cima, única maneira de atingir o pessoas ilíaco. Entretanto, eu estou farto de todas estas pessoas.

Experimentei tudo. Até agora, nada deu resultado. Quando estou sentado, verifico que talvez devesse estar em pé. Quando estou em pé, suspeito que talvez estivesse melhor sentado.

Em ambas as situações, penso que talvez tenha sido precipitado irmos à Lua sem primeiro conseguir obter um tratamento satisfatório para a minha região lombar.

A ciência avançou e pôs as costas para trás das costas. Sobre a minha dor de costas, encolhe os ombros. Espero que a ciência fique com dor cervical.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário