Entidades de logística repudiam protestos contra a Cargill - 21/02/2026 - Painel

O Instituto Brasil Logística (IBL), entidade que reúne associações ligadas à infraestrutura, divulgou nota neste sábado (21) em que repudia protestos ocorridos nos últimos dias na sede da Cargill em São Paulo e a ocupação de instalações da gigante do agronegócio no porto de Santarém (PA).

Os atos são liderados por representantes de povos indígenas e movimentos sociais, que criticam planos do governo federal para aumentar o escoamento de produtos por hidrovias amazônicas.

"Vandalismo, destruição de equipamentos, ameaças diretas e a restrição da liberdade de trabalhadores configuram ações inaceitáveis que extrapolam qualquer forma legítima de reivindicação", diz a nota do IBL, que tem, entre seus membros, a CNT (Confederação Nacional do Transporte), a ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários), a Aprosoja MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso) e outros.

Segundo o instituto, as pautas dos manifestantes são de competência exclusiva do governo federal, e não têm relação com as atividades da Cargill.

"Diante da ocupação irregular e do risco à integridade física dos colaboradores, manifestamos nossa solidariedade à Cargill e solicitamos às autoridades a imediata reintegração de posse (conforme decisão judicial vigente), a garantia da segurança operacional, a pacificação do ambiente e as condições para a realização das perícias e investigações que levem a devida responsabilização, além da proteção do patrimônio público e privado, evitando a continuidade de danos materiais e operacionais", diz a nota.

O impasse vem preocupando o governo Lula, que buscando atuar como mediador. No início do mês, foi suspensa uma obra de dragagem no rio Tapajós até que seja encontrada uma solução para a questão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Source link

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Saiba Mais