Manuela Korossy será a primeira brasileira a se formar em canto lírico pela Juilliard School, uma das instituições de formação artística mais importantes do mundo, em um século de história da escola. A graduação acontece em maio, em Nova York.
Criada em Brasília, Manuela estudou música desde os 7 anos, foi bailarina clássica por 15 e decidiu pela ópera ainda na adolescência, após participar de uma montagem de "Carmen", de Georges Bizet. "Sou, antes de tudo, artista. Minha arte é um reflexo da minha identidade", afirma.
O ingresso na Juilliard ocorreu durante a pandemia, em um processo excepcionalmente online. Em lockdown, Manuela passou a fazer cursos virtuais, foi incentivada por professores a se candidatar a universidade americana e avançou em uma seleção que reuniu mais de 400 candidatos do mundo todo. Mesmo após contrair Covid-19 às vésperas da etapa final, realizou a audição remota e ficou entre os dez aprovados do curso.
No semestre passado, a cantora estreou no Carnegie Hall, acompanhada da Orquestra Chiquinha Gonzaga, grupo inteiramente feminino dedicado à música brasileira.
"Levar nossa cultura a um palco como esse tem um peso simbólico enorme. Existe no ambiente artístico uma cultura velada, mas bastante presente, segundo a qual somos ensinados a duvidar do nosso trabalho. Mas acho que grandes feitos artísticos não são alcançados sob o jugo do medo ou da resignação", diz.
Segundo ela, o maior desafio ao longo da formação foi financeiro. "A barreira econômica é real e precisa ser dita. A carreira artística é elitista", afirma. Para Manuela, o acesso gratuito a instituições públicas de formação musical no Brasil foi decisivo para que pudesse chegar à Juilliard, onde conseguiu bolsa.
Agora, ela pretende ampliar sua atuação artística. "Quero criar arte para conectar pessoas. A ópera é uma linguagem universal", diz. Aos jovens cantores brasileiros, deixa um recado direto: "Resiliência, disciplina e amor pela arte. E estudem muita teoria musical."
com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Source link
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!