Categoria: Noticias

Otan prepara missão para ampliar vigilância no Ártico – 11/02/2026 – Mundo


A Otan, a aliança militar ocidental, deverá lançar nos próximos dias uma nova missão no Ártico para ampliar a capacidade de vigilância e presença militar na região, segundo cinco autoridades ouvidas pela agência de notícias Reuters. A iniciativa ocorre em um contexto de tenssão entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e aliados europeus relacionadas à Groenlândia.

Batizada de “Arctic Sentry”, a operação deverá ser anunciada ainda nesta semana durante a reunião de ministros da Defesa da aliança em Bruxelas, na Bélgica, ainda segundo a agência. De acordo com três diplomatas europeus, um oficial militar e uma pessoa familiarizada com o tema, a missão deverá incluir exercícios militares, reforço de monitoramento e o envio de navios, aeronaves e drones à região.

Autoridades afirmam que o foco inicial não deverá ser o envio de grandes contingentes, mas sim o uso mais eficiente dos recursos que a Otan já mantém na região. Um representante da aliança disse que a iniciativa faz parte dos esforços para fortalecer a dissuasão e a defesa no Ártico, especialmente diante da atividade militar da Rússia e do crescente interesse da China na região.

A expectativa é que a missão entre em operação em breve. Na semana passada, a Otan informou que havia iniciado o planejamento da iniciativa após conversas em Davos entre Trump e o secretário-geral da organização, Mark Rutte, que ajudaram a aliviar tensões relacionadas à ambição do presidente americano de adquirir a Groenlândia, território autônomo da Dinamarca.

Autoridades destacam que nenhuma decisão final foi tomada e que os planejadores militares ainda trabalham em diferentes opções. O general da Força Aérea dos EUA, Alexus Grynkewich, afirmou na segunda-feira (9) que os preparativos estão na “fase final”.

Durante visita a Luxemburgo, Grynkewich disse que receberia um novo relatório do Comando Conjunto da Otan em Norfolk, nos EUA. Segundo ele, caso a avaliação seja positiva, a aliança poderá anunciar ainda esta semana como pretende avançar com a missão no Ártico.

Embora tenha amenizado o discurso nos últimos dias, Trump ameaça anexar a Groenlândia sob o argumento de que a região é essencial para a segurança dos EUA. Diversos países enviaram pequenos contingentes à ilha em resposta às falas do republicano: França, Alemanha, Noruega, Suécia, Finlândia, Holanda e Reino Unido se uniram à Dinamarca, que tem o maior efetivo, de cerca de 120 militares.



Source link

Samoel A Souza

Posts Recentes

Gisèle Pelicot detalha a reação ao descobrir que havia sido estuprada por vários homens: ‘Isso é montagem’

Gisèle Pelicot também relata o momento em que soube, dois anos depois, que Dominique Pelicot…

7 minutos atrás

Farra do INSS: Mendonça autoriza prisão domiciliar a ex-assessor de Weverton

Empresário investigado na Farra do INSS, Gustavo Gaspar estava preso desde dezembro do ano passado…

41 minutos atrás

Preços do leilão de capacidade de energia serão corrigidos – 11/02/2026 – Economia

Os preços-teto do leilão de capacidade do setor elétrico estão sendo corrigidos, com foco na…

1 hora atrás

Por que artistas estão vendendo seus catálogos e quais lucraram mais com isso?

"Às vezes, é um artista que precisa financiar um disco novo, uma turnê, um vídeo,…

2 horas atrás

Cooler e guarda-chuva: o que é proibido nos blocos de Carnaval de SP

A SPTuris divulgou uma lista com os objetos que os foliões podem e não podem…

3 horas atrás

Carnaval 2026: Prefeitura de Teresina decreta ponto facultativo

Os servidores estaduais também terão folga prolongada, já que o Governo do Piauí publicou um…

4 horas atrás