Categoria: Noticias

OCDE atende exigências dos EUA para alterar imposto mínimo – 05/01/2026 – Economia


Mais de 145 países concordaram nesta segunda-feira (5) em alterar o acordo global de imposto mínimo corporativo firmado em 2021, atendendo a preocupações dos Estados Unidos de que as regras poderiam penalizar multinacionais americanas.

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) afirmou que o novo pacote preserva a estrutura do imposto mínimo global de 15%, criado para garantir que grandes multinacionais paguem um nível básico de imposto em todos os países onde operam.

A atualização contém simplificações e exceções destinadas a alinhar as regras globais às leis americanas de imposto mínimo, acomodando objeções levantadas anteriormente pelo governo Trump.

O secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, disse em comunicado que o acordo “aumenta a segurança jurídica, reduz a complexidade e protege as bases tributárias”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em uma ordem executiva ao assumir o cargo, há quase um ano, que o acordo global de imposto mínimo da OCDE não teria “força nem efeito” no país.

Já o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou nesta segunda que o novo acordo garantirá que empresas sediadas nos EUA estejam sujeitas apenas aos impostos mínimos globais americanos e preserve os benefícios de créditos tributários para pesquisa e investimentos nos Estados Unidos.

“Esse acordo representa uma vitória histórica na preservação da soberania dos EUA e na proteção de trabalhadores e empresas americanas contra excessos extraterritoriais”, disse Bessent em comunicado.

Ele prometeu manter o diálogo com outros países sobre a tributação da economia digital —uma referência ao segundo e mais complexo pilar do pacote tributário da OCDE.

Até outubro, mais de 65 países já haviam iniciado a implementação do acordo global de 2021, que obriga os países nações a aplicar uma alíquota mínima de 15% sobre empresas ou a cobrar um imposto complementar de multinacionais que registrem lucros em jurisdições com tributação menor.

O acordo revisado consolida o apoio internacional depois que países do G7, incluindo os Estados Unidos, costuraram em junho um entendimento que isentou algumas empresas americanas de partes do arcabouço original.

O novo consenso, alcançado nesta segunda após Washington pressionar países resistentes a aderir às mudanças, ajuda a estabilizar o acordo global.

O futuro do pacto havia sido colocado em dúvida em janeiro do ano passado, quando Trump criticou o acordo de 2021 negociado pelo governo Biden, afirmando que ele não se aplicava aos Estados Unidos.

Na ocasião, o governo Trump ameaçou impor impostos retaliatórios a países que cobrassem tributos adicionais de empresas americanas com base nas regras originais do acordo.



Source link

Samoel A Souza

Posts Recentes

PF cita "sintomas neurológicos" de Bolsonaro e sugere adaptações na Papudinha

Recomendação de adaptações consta em laudo de perícia médica enviado ao ministro Alexanadre de Moraes…

23 minutos atrás

Senegaleses detidos na Copa Africana fazem greve de fome – 06/02/2026 – Esporte

Os 18 torcedores senegaleses presos e processados no Marrocos após os incidentes que marcaram a…

54 minutos atrás

Assista ao Gazeta Meio Dia – edição regional

Assista ao Gazeta Meio Dia - edição regional Fique bem informado com o seu jornal…

1 hora atrás

veja o horário do transporte público no fim de semana

Quem pretende curtir os blocos de rua neste fim de semana de pré-carnaval no Distrito…

2 horas atrás

Justiça nomeia Suzane Richthofen gestora da herança de tio – 06/02/2026 – Cotidiano

Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais em 2002,…

3 horas atrás

VÍDEOS: MG1 de sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Assista aos vídeos das principais notícias de Minas Gerais. Source link

3 horas atrás