Categoria: Noticias

Nicolás caiu de maduro – 04/01/2026 – Lygia Maria


Todo ditador merece um trocadilho infame. A seriedade concede importância, solenidade, já o humor nega grandeza ou transcendência. O riso fulmina o mito.

Assim mostra Vladimir Nabokov em “Tyrants Destroyed”. No conto, um personagem que vive sob totalitarismo planeja formas de matar o déspota, mas, ao final da narrativa, tem uma revelação: “O riso me salvou. Percebo que, em meus esforços para tornar o tirano aterrorizante, apenas o tornei ridículo, destruindo-o”.

A queda de Nicolás Maduro é motivo de regozijo não só para venezuelanos, mas para qualquer um que se diga democrata.

Seu governo é uma máquina de infrações de direitos humanos. Fim da liberdade de expressão e de imprensa, prisões ilegais, torturas e assassinatos —sem contar a economia destruída por ideologia esquerdista moribunda, que gerou fome e migração em massa. É uma das maiores crises humanitárias do mundo, e a maior do continente, neste século.

Há de se alegrar com a captura da besta que criou tamanho descalabro, o que não significa aplaudir o intervencionismo tresloucado de Trump. Tal modus operandi é o mesmo de Putin, que ora dizima o povo ucraniano.

Ambas as investidas infringem o direito internacional, e a soberania das nações por ele garantida é necessária —afinal, a própria ideia de permitir que um país saia derrubando os governos dos outros também é autoritária.

Seria melhor se os venezuelanos depusessem seu ditador? Claro. E assim tentaram nas urnas e com protestos desde 2017. Tentaram pedindo ajuda internacional, e os governos petistas do Brasil, maior país da região, continuaram a bajular o caudilho. A ONU e o Tribunal Penal Internacional apontaram crimes contra a humanidade na Venezuela, sem gerar nenhuma ação efetiva.

Maduro caiu, já foi tarde. Se o responsável foi Trump —que, como o maluco caricato, acha que é Napoleão—, é preciso esforço global para que o multilateralismo e o direito internacional não venham a cair de vez. Enquanto as autoridades discutem, celebremos o riso, mesmo que momentâneo, dos venezuelanos.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Samoel A Souza

Posts Recentes

Justiça nomeia Suzane Richthofen gestora da herança de tio – 06/02/2026 – Cotidiano

Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais em 2002,…

5 minutos atrás

VÍDEOS: MG1 de sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Assista aos vídeos das principais notícias de Minas Gerais. Source link

36 minutos atrás

Danone recolhe mais fórmulas infantis na Europa por risco de toxina

Danone retira produtos na Europa após suspeita de cereulida, toxina que pode causar vômitos e…

1 hora atrás

Anthropic lança novo modelo e aumenta rivalidade com OpenAI – 06/02/2026 – Tec

A Anthropic lançou nesta quinta-feira (5) uma nova versão do seu modelo de inteligência artificial…

2 horas atrás

Aleam divulga resultado final de prova objetiva do concurso público; confira

Concurso da Assembleia Legislativa do Amazonas oferece 100 vagas para chamamento imediato, sendo 60 para…

2 horas atrás

Veja alguns vetos de Dino a “penduricalhos” do serviço público

A decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), publicada, nessa quinta-feira (5/2),…

3 horas atrás