Categoria: Noticias

Maduro se diz disposto a negociar acordo com Trump para encerrar crise


Enquanto a crise na América Latina aumenta, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mostrou-se disposto a dialogar com o líder dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração aconteceu durante entrevista ao jornalista Ignacio Ramonet, publicada na quinta-feira (1º/1).

“Precisamos começar a ter conversas sérias, com fatos em mãos, e o governo dos Estados Unidos sabe disso, porque já dissemos a muitos de seus porta-vozes que, se eles quiserem ter conversas sérias sobre um acordo para combater o narcotráfico, estamos prontos”, disse Maduro.

No fim de novembro de 2024, os dois presidentes chegaram a conversar. O contato, segundo Maduro, foi “agradável”. O presidente da Venezuela, porém, afirmou que os “desdobramentos após as negociações não foram agradáveis”.

Desde a conversa, Trump subiu o tom e aumentou a retórica militar na América Latina e Caribe, e avançou com a ofensiva que começou no segundo semestre do último ano.

Leia também

  • Mundo

    Maduro envia carta a países da ONU e pede ação contra os EUA
  • Mundo

    Governo Trump anuncia novas sanções contra familiares de Maduro
  • Mundo

    Chefe da diplomacia dos EUA acusa Maduro de cooperar com o Hezbollah
  • Mundo

    EUA impõe sanções contra empresas ligadas ao petróleo da Venezuela

No fim de dezembro, o presidente dos EUA anunciou o primeiro ataque norte-americano contra o território da Venezuela, que teria atingido um porto na região costeira do país. O local era supostamente utilizado para o carregamento de barcos ligados ao tráfico de drogas.

A ação se soma a outras realizadas por forças norte-americanas enviadas para a região em meados de agosto de 2024. A mobilização militar inclui fuzileiros navais, uma frota de navios de guerra, o porta-aviões USS Gerald R. Ford, um submarino nuclear e caças F-35.

Mais de 20 embarcações já foram bombardeadas em águas caribenhas e do Pacífico durante a operação Lança do Sul, cujo objetivo declarado é combater o tráfico de drogas na região. Até o momento, contudo, Washington ainda não divulgou provas que liguem os barcos atacados ao transporte de entorpecente.

Em meio à tensão, Maduro é o principal alvo das ameaças de Trump. Isso porque o presidente da Venezuela é apontado como o chefe do cartel de Los Soles — mesmo grupo recentemente classificado pelos EUA como organização terrorista internacional.

Além disso, o presidente norte-americano também acusa seu homólogo venezuelano de “roubar petróleo dos EUA” para financiar seu próprio regime. 

 



Source link

Samoel A Souza

Posts Recentes

Veja alguns vetos de Dino a “penduricalhos” do serviço público

A decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), publicada, nessa quinta-feira (5/2),…

21 minutos atrás

Não precisa de espanhol, diz Bad Bunny sobre Super Bowl – 05/02/2026 – Ilustrada

Uma grande festa, e sem necessidade de aprender espanhol previamente. É assim que o cantor…

12 horas atrás

MP pede tornozeleira para dono da Ultrafarma e prisão de fiscal foragido, envolvidos em esquema de corrupção na Secretaria da Fazenda

Outro promotor do caso, João Otávio Bernardes Ricupero, afirmou que, após obter os créditos fiscais,…

13 horas atrás

Maxiane, do BBB 26, tem passado exposto e é detonada por influencers

A participante do Big Brother Brasil foi criticada por influenciadores de Pernambuco que trabalharam com…

13 horas atrás

Ações da Amazon caem com aumento de gastos com IA – 05/02/2026 – Economia

As ações da Amazon chegaram a cair até 10% nesta quinta-feira (5) depois que a…

14 horas atrás

Assista ao BATV

Assista ao BATV Source link

15 horas atrás