Categoria: Noticias

Irã, Hamas e a moral da história – 01/02/2026 – Lygia Maria


Vendo imagens da enorme passeata pró-Palestina em Londres, no sábado (31), noto bandeiras do Irã e fotos do aiatolá Ali Khamenei. Achei curioso. Afinal, se a intenção é defender a liberdade do povo palestino, não faz muito sentido ostentar símbolos da teocracia que banca o Hamas, grupo que governa a Faixa de Gaza pela força bruta desde 2007, quando conquistou o controle exclusivo do poder por meio de um golpe armado —após vencer o pleito legislativo em 2006.

Desde lá, não há eleições. Segundo relatórios de órgãos como a Anistia Internacional e a ONU, há repressão a protestos, movimentos civis e jornalistas, perseguição a opositores, detenções arbitrárias, tortura e toda sorte de infrações ao devido processo legal e a liberdades civis.

E o Irã patrocina o Hamas, com financiamento estimado em dezenas de milhões de dólares por ano, além de fornecimento de armamentos e treinamento militar. O Hamas que, ao atacar Israel, deu início à guerra que ora dizima palestinos —seja por abusos cometidos por Tel Aviv, seja porque são usados como escudo humano pelo grupo terrorista.

Enquanto a marcha ocorria em Londres, também vi imagens da manifestação de um punhado de estudantes iranianos na Universidade Columbia, em Nova York, em apoio à onda de protestos contra o regime opressivo dos aiatolás, cujas forças de segurança já mataram milhares de pessoas.

Questionavam a inação de seus colegas acadêmicos: “Vimos como vocês se mobilizaram por diferentes causas. Vocês assistirão em silêncio enquanto nossos irmãos e irmãs são brutalizados?”.

O silêncio sobre a crueldade do Hamas e da teocracia iraniana remete a Albert Camus, execrado por seus pares da intelectualidade francesa após mostrar em “O Homem Revoltado” (1951) que nada, nenhuma ideologia, justifica a defesa do terror revolucionário e de regimes totalitários.

Foi acusado de moralista, como se fosse demérito. Não é. Só o senso moral põe o homem real acima da abstração política que justifica violência. Lá se vão 75 anos, e parte da esquerda ainda não aprendeu a moral da história.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Samoel A Souza

Posts Recentes

Cão morre após ser enterrado vivo em Jaú; polícia apura maus-tratos

Ao se aproximar, ela descobriu o cão enterrado e acionou a secretaria. O animal foi…

14 minutos atrás

Pinguins com frio? Onda ártica leva aquário a abrigar 20 aves nos EUA

Em Nova York (EUA), um aquário colocou 20 pinguins para dentro por causa de uma…

13 horas atrás

J.K. Rowling rebate rumores após ter nome ligado a Epstein – 03/02/2026 – Ilustrada

A escritora J.K. Rowling voltou a ser tema de debates nas redes sociais após ter…

13 horas atrás

Homem em liberdade condicional é preso por matar vizinho com facada no pescoço em MG

Delegacia de Polícia Civil Piumhi Polícia Civil/Divulgação Um homem de 39 anos, que estava em…

14 horas atrás

Saiba se Bolsonaro pode ir à Papuda se perder a patente de capitão

STM recebeu representação do Ministério Público com pedido da perda de patente de Bolsonaro e…

14 horas atrás

Documentos apontam proximidade entre Chomsky e Epstein – 03/02/2026 – Mundo

Arquivos recém-divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos apontam novos elementos sobre a relação…

15 horas atrás