Famosos usaram suas redes sociais nesse domingo (25/1) para manifestar mensagens de pesar após a morte de Bira Haway, um dos nomes mais respeitados do samba e do pagode no Rio de Janeiro.
O produtor musical morreu aos 74 anos após passar dias internado no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Oeste da capital fluminense.
Ele era pai de Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, que morreu em 2024 em decorrência de complicações de um câncer raro.
Internação
Bira Haway havia sido diagnosticado com insuficiência cardíaca. Na última quarta-feira (21/1), ele passou mal e foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento na Cidade de Deus.
Posteriormente, foi transferido para o hospital onde permaneceu internado até a confirmação da morte. O produtor também havia passado recentemente por uma amputação de uma das pernas e estava cego devido ao um quadro de diabetes. Até o momento, não há informações sobre velório ou sepultamento.
Famosos lamentaram
Nas redes sociais, integrantes do Molejo prestaram uma homenagem emocionada ao produtor, a quem chamaram de figura fundamental na trajetória do grupo.
“Hoje o nosso coração se despedaça. Perdemos quem mais acreditava em nós: nosso paizão, nosso guia, nosso mestre, produtor e diretor — #BiraHAWAY. Obrigado por cada ensinamento, por cada puxão de orelha que nos fez melhor, por cada abraço que nos deu coragem. Você plantou sonhos, regou com paixão e nos deixou um legado eterno. O samba está de luto — e nós, do #Molejão, choramos sua partida e celebramos sua vida. Mestre e pai de todos nós, descanse em paz; sua música e seu amor viverão para sempre dentro da gente. Vamos sempre te amar pra todo o sempre. Valeu ‘Birunga’! Obrigado por tudo”, escreveu o grupo.
Outros artistas também se manifestaram. o cantor Délcio Luiz publicou: “Meus Deus. Meus sentimentos. Ficará para sempre na história do samba e em nossos corações, grande produtor. Descanse em paz meu amigo”.
O grupo Vou Pro Sereno lamentou a perda ao afirmar: “Nossos sentimentos à toda família. Uma grande perda do nosso segmento! Descanse em paz, mestre Bira!”. Já o cantor Bochecha escreveu: “Meus sentimentos, grande mestre Bira Hawai”. Maurício Mattar também deixou uma mensagem de despedida nos comentários da publicação feita pelo Molejo.
Quem foi Bira Haway
Percussionista de formação, Bira Haway iniciou sua trajetória como produtor musical nos anos 1980 e construiu uma carreira sólida nos bastidores da música brasileira.
Além do trabalho ao lado do filho no Molejo, colaborou com grupos como Revelação, Soweto e Exaltasamba. Ubirajara de Souza adotou o nome artístico Haway por sua ligação com o estúdio de mesmo nome, onde passaram artistas históricos da MPB como Belchior, Cartola e Elza Soares, sua tia e também tia de Anderson Leonardo.
Com trajetória iniciada como percussionista, Bira Haway passou a se dedicar à produção musical a partir da década de 1980. Pai de Anderson Leonardo, ele esteve diretamente envolvido na construção da carreira do Molejo, grupo no qual trabalhou ao lado do filho, além de colaborar com nomes e formações importantes do pagode, como Revelação, Soweto e Exaltasamba.




