Categoria: Noticias

Davos: China critica ‘lei da selva’ na ordem global – 20/01/2026 – Mundo


O vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng, criticou o que chamou de “lei da selva” durante seu discurso nesta terça-feira (20) no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e reforçou a busca de Pequim por se posicionar como defensor da ordem internacional e do diálogo em meio a movimentos agressivos de Donald Trump.

“O mundo não pode retornar à lei da selva, onde os fortes se aproveitam dos fracos”, disse He, sem mencionar um país específico.

Seu discurso, no entanto, ressaltou a necessidade de cooperação, em oposição ao confronto, recuperando inclusive as conversas renovadas entre Trump e o líder chinês, Xi Jinping.

“Os fatos mostraram novamente que a China e os EUA vão ganhar com a cooperação e perder com o confronto, e que ambos devem e podem se ajudar para prosperar em conjunto”, afirmou o vice-premiê ao comentar reuniões e contatos recentes de autoridades americanas e chinesas.

“Em vez de buscar respostas no confronto e no antagonismo, precisamos encontrar caminhos através da comunicação e explorar vias em que todos ganham. A China é um parceiro, não um rival de outros países, e o desenvolvimento da China se apresenta como uma oportunidade, não uma ameaça para a economia mundial”, afirmou He.

Indiretamente, as declarações do vice-premiê abordam as recentes ameaças políticas e econômicas de Washington sob Trump, da invasão da Venezuela e captura do ditador Nicolás Maduro, às múltiplas e imprevisíveis tarifas aplicadas tanto a rivais quanto a aliados desde que o republicano retornou à Casa Branca, há um ano.

O pano de fundo mais recente é o atrito entre os EUA e seus aliados europeus sobre a Groenlândia, território autônomo dinamarquês cuja anexação Trump considera inclusive por meios militares ilegais —ação que seria como dinamite para a Otan, a aliança militar transatlântica.

Para além da ameaça militar, a medida mais imediata do americano tem sido a aplicação de tarifas adicionais a oito aliados europeus, incluindo o Reino Unido. Os europeus, por outro lado, falam em reação que inclui acionar instrumento anticoerção da União Europeia, cujas diretrizes implicam restrição de acesso ao mercado continental.

A China, no entanto, não tem se desenhado como o parceiro alternativo óbvio em meio às ameaças americanas. Líderes europeus, há tempos reticentes quanto aos interesses, objetivos e capacidades industriais chinesas, continuam criticando Pequim.

Em seu discurso em Davos, também nesta terça-feira, após a fala do vice-premiê chinês, o presidente da França, Emmanuel Macron, criticou o que chamou de práticas distorcidas da política econômica chinesa. “Controles de exportação se tornaram novas ferramentas mais poderosas, desestabilizando o comércio global e o sistema internacional”, disse Macron. Por outro lado, ele defendeu o aumento de investimento chineses em setores-chave da Europa.

Mais tarde, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que se reuniu com o vice-premiê chinês em Davos. “Ele me disse que nesta semana mesmo, eles [chineses] completaram suas compras de soja [dos EUA], e estamos ansiosos pelas 25 milhões de toneladas do ano que vem”, afirmou Bessent. O secretário também afirmou que o fluxo de terras raras da China para os EUA estavam normalizados.



Source link

Samoel A Souza

Posts Recentes

Chefe do tráfico do Aglomerado da Serra é preso na Bahia

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, Marcélio Alves de Souza, conhecido como "Tchelo", é…

18 minutos atrás

Veja os uniformes do Brasil na abertura das Olimpíadas de Inverno 2026

Os Jogos Olímpicos de Inverno começaram, e a marca Moncler divulgou as peças que serão…

56 minutos atrás

Banco Master: PT quer rever autonomia do Banco Central – 06/02/2026 – Economia

Líder do PT na Câmara dos Deputados, Pedro Uczai (SC) afirmou que o caso do…

2 horas atrás

Homem morto com fio no pescoço foi encontrado nu pela mãe e padrasto

Polícia investiga morte de homem que foi encontrado com fio no pescoço em Cajati Italo…

2 horas atrás

PF cita "sintomas neurológicos" de Bolsonaro e sugere adaptações na Papudinha

Recomendação de adaptações consta em laudo de perícia médica enviado ao ministro Alexanadre de Moraes…

3 horas atrás

Senegaleses detidos na Copa Africana fazem greve de fome – 06/02/2026 – Esporte

Os 18 torcedores senegaleses presos e processados no Marrocos após os incidentes que marcaram a…

3 horas atrás