O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará as causas que levaram um avião monomotor a fazer um pouso forçado na manhã desta sexta-feira (30/1) em uma fazenda perto da DF-330, em Sobradinho (DF).
O caso será analisado pelo do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), onde fica a sede do Cenipa, em Brasília (DF).
O Seripa auxiliou no atendimento inicial da ocorrência e fez o compartilhamento das coordenadas geográficas para o Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) chegar ao local de difícil acesso.
“Durante a ação inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”, disse o Cenipa em nota.
Segundo o Cenipa, a ocorrência com detalhes estará disponível em breve no Painel Sipaer, uma plataforma online do Cenipa, atualizada diariamente, que disponibiliza dados detalhados sobre ocorrências na aviação civil brasileira.
Duas pessoas estavam na aeronave: o piloto, que sofreu ferimentos leves no rosto e reclamada de dores no corpo, e um passageiro, que não se machucou.
Veja vídeo do pouso
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado pouco antes das 9h e, ao chegar à Fazenda Corrente, se deparou com um monomotor de ponta-cabeça.
A aeronave, que possuía autorização para voo, havia decolado de Luís Eduardo Magalhães (BA) com destino a Brasília (DF). Até o momento, não há informações confirmadas sobre a pane que motivou o pouso de emergência.
O Metrópoles apurou que, durante o pouso forçado, o trem de pouso da aeronave embolou na plantação de soja e tombou, em um movimento semelhante a um capotamento.
O piloto e o passageiro foram levados de helicóptero a um hospital.
O avião pertence a uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para nutrição, fisiologia vegetal e fertilidade do solo, com atuação no agronegócio.
A aeronave que fez um pouso de emergência em uma fazenda, em Sobradinho (DF), na manhã desta sexta-feira (30/1), estava regular e é do modelo RV-9A.
Segundo consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião está em situação normal e possui autorização para voo (não comercial). Fabricado pela empresa Van’s Aircraft, o RV-9A tem dois lugares, monomotor, asa baixa e uma roda no nariz. A aeronave experimental conta com três opções de motor.
Segundo o fabricante, é uma aeronave versátil. Sua capacidade de voo diário consiste em viagens locais, travessias tranquilas e voos ocasionais de longa distância.
Para a operação, foram mobilizadas quatro viaturas do CBMDF e o helicóptero Carcará 01, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
Segundo o CBMDF, o local foi localizado com agilidade pela equipe aérea após o compartilhamento das coordenadas geográficas pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O Brasil participou de reunião nos Estados Unidos nesta quarta-feira (4) na qual o vice-presidente…
Um motorista de aplicativo de 24 anos, investigado por crime sexual contra um adolescente, de…
A coroa da imperatriz Eugênia, danificada durante o roubo do Louvre ocorrido em 19 de…
TV Integração de Uberlândia ao vivo: assista aos telejornais Source link
O documentário Investigando Lucy Letby estreou na Netflix nesta quarta-feira (4/2) e revisita um dos…