Categoria: Noticias

Carlos Viana pedirá a Alcolumbre prorrogação da CPMI do INSS


O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), deve pedir ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), nesta segunda-feira (2/2), a prorrogação dos trabalhos do colegiado. O encontro entre os dois está combinado. A fraude foi revelada pelo Metrópoles.

A ideia é de que a CPMI do INSS, instaurada em agosto de 2025, seja prorrogada por mais 60 dias, especialmente para a realização de novas oitivas. Caso Alcolumbre atenda o pedido de Viana, o prazo pode se estender até o fim de março.

A CPMI espera ouvir o depoimento do banqueiro Daniel Vorcaro e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, entre outras figuras supostamente envolvidas no escândalo conhecido como Farra do INSS.

O objetivo é investigar descontos indevidos em benefícios de segurados do INSS. O pedido de criação da CPMI foi apresentado em 12 de maio pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT).

Convocação de Vorcaro

Viana pediu, na semana passada, ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, seja “obrigado” a comparecer à Comissão para prestar depoimento.

No documento encaminhado ao ministro em 29/1, o parlamentar alega que “o depoimento do Sr. Vorcaro, como testemunha, é de grande relevo para o Colegiado, uma vez que, na condição de presidente da instituição financeira e sob este ponto de vista, poderá esclarecer quanto à contratação dos empréstimos, montantes”.

CPMI do INSS

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.



Source link

Samoel A Souza

Posts Recentes

Pinguins com frio? Onda ártica leva aquário a abrigar 20 aves nos EUA

Em Nova York (EUA), um aquário colocou 20 pinguins para dentro por causa de uma…

11 horas atrás

J.K. Rowling rebate rumores após ter nome ligado a Epstein – 03/02/2026 – Ilustrada

A escritora J.K. Rowling voltou a ser tema de debates nas redes sociais após ter…

12 horas atrás

Homem em liberdade condicional é preso por matar vizinho com facada no pescoço em MG

Delegacia de Polícia Civil Piumhi Polícia Civil/Divulgação Um homem de 39 anos, que estava em…

12 horas atrás

Saiba se Bolsonaro pode ir à Papuda se perder a patente de capitão

STM recebeu representação do Ministério Público com pedido da perda de patente de Bolsonaro e…

13 horas atrás

Documentos apontam proximidade entre Chomsky e Epstein – 03/02/2026 – Mundo

Arquivos recém-divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos apontam novos elementos sobre a relação…

13 horas atrás

Janeiro registra alta violência no trânsito em Santarém

Os números consolidados do SAMU são ainda mais abrangentes por incluírem os atendimentos em toda…

14 horas atrás