A marcha do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ganhou mais atenção nas redes sociais nos últimos dias, à medida que se aproxima de Brasília, destino final que deve ser alcançado neste domingo (25) após 240 km caminhados.
A mobilização, que protesta contra o STF (Supremo Tribunal Federal) e a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem sido amplificada por cortes de vídeo, transmissões improvisadas e selfies divulgados por políticos aliados. Contribui também o clima polarizado no X (antigo Twitter).
De um lado, apoiadores sustentam que o ato ajudou a mobilizar a direita e fortaleceu a imagem política de Nikolas, que passaria a ocupar um espaço de protagonismo até então associado aos Bolsonaros.
De outro, internautas criticam a caminhada por seu teor midiático e a apelidam ironicamente “Forrest Golpe” ou “Forrest Dumb” — um trocadilho com o personagem clássico de Tom Hanks no filme “Forrest Gump”, que corre sem parar.
O desfile de figuras políticas, que se juntam ao deputado em busca de visibilidade ao longo da estrada, tem sido um show à parte nas redes, com internautas críticos comparando as cenas ao programa da SBT “A Praça É Nossa”. “Aparece um personagem, fala seu bordão e desaparece”, escreveu um usuário.
Entre os que apareceram, estão o deputado Osmar Terra (MDB) e o economista Paulo Kogos.
O ex-vereador Fernando Holiday se machucou durante a marcha e passou a usar uma cadeira de rodas. Ele também foi alvo de memes.