Categoria: Noticias

Brasil atinge recorde de petróleo com pré-sal – 02/02/2026 – Economia


A produção nacional de petróleo bateu recorde em 2025, chegando a 3,77 milhões de barris por dia. O volume é 12,3% superior ao recorde anterior, de 2023, segundo informou nesta segunda-feira (2) a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis).

O desempenho reflete a entrada em operação de grandes plataformas do pré-sal. Também houve recorde na produção de gás natural, que chegou a 179 milhões de metros cúbicos por dia. Nem todo esse gás, porém, chega ao continente.

O crescimento acelerado da produção de petróleo permitiu que a commodity liderasse a pauta de exportações brasileiras pelo segundo ano consecutivo em 2025, com vendas de US$ 44,6 bilhões durante o ano.

Segundo a ANP, o pré-sal respondeu por 79,63% da produção nacional de petróleo e gás em 2025. Apenas três campos —Tupi, Búzios e Mero— responderam por 56,27% da produção de petróleo. Os três estão localizados no litoral do Rio de Janeiro, o que leva a grande concentração da renda do setor.

Em dezembro, segundo a ANP, a Petrobras ficou com pouco menos de dois terços da produção total. A segunda maior produtora foi a Shell, com pouco mais de 10%. Sócia compulsória em campos do pré-sal, a estatal PPSA (Pré-Sal Petróleo SA) aparece na quarta posição.

A corrida por maior produção de petróleo é questionada por organizações ambientalistas, que pedem que o governo estabeleça patamares mínimos de produção em sua proposta de mapa do caminho para reduzir o uso de combustíveis fósseis.

Eles argumentam que o Brasil pode evitar a abertura de novas fronteiras exploratórias, como a bacia da Foz do Amazonas, se usar as reservas já descobertas de forma menos acelerada. A ideia seria manter essas reservas apenas para garantir o consumo interno de setores de difícil descarbonização.

Mantendo o ritmo atual de produção, a Petrobras tem reservas de petróleo para quase 13 anos. A estatal tem conseguido repor suas reservas com folga nos últimos anos, mesmo sem abrir novas fronteiras: em 2025, descobriu 1,7 barril novo para cada barril que produziu.

A área energética do governo e a indústria do petróleo, por outro lado, argumentam que o país não pode abrir mão da riqueza do petróleo e precisa buscar novas áreas de exploração para suprir o declínio das reservas do pré-sal, esperado para a primeira metade da próxima década.



Source link

Samoel A Souza

Posts Recentes

Pinguins com frio? Onda ártica leva aquário a abrigar 20 aves nos EUA

Em Nova York (EUA), um aquário colocou 20 pinguins para dentro por causa de uma…

11 horas atrás

J.K. Rowling rebate rumores após ter nome ligado a Epstein – 03/02/2026 – Ilustrada

A escritora J.K. Rowling voltou a ser tema de debates nas redes sociais após ter…

12 horas atrás

Homem em liberdade condicional é preso por matar vizinho com facada no pescoço em MG

Delegacia de Polícia Civil Piumhi Polícia Civil/Divulgação Um homem de 39 anos, que estava em…

12 horas atrás

Saiba se Bolsonaro pode ir à Papuda se perder a patente de capitão

STM recebeu representação do Ministério Público com pedido da perda de patente de Bolsonaro e…

13 horas atrás

Documentos apontam proximidade entre Chomsky e Epstein – 03/02/2026 – Mundo

Arquivos recém-divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos apontam novos elementos sobre a relação…

13 horas atrás

Janeiro registra alta violência no trânsito em Santarém

Os números consolidados do SAMU são ainda mais abrangentes por incluírem os atendimentos em toda…

14 horas atrás