A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido emitiu um alerta depois de registrar casos graves de pancreatite em pacientes que usam remédios para diabetes tipo 2 e obesidade, como o Wegovy e o Mounjaro.
Segundo a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA), a inflamação no pâncreas, que causa dor abdominal intensa, náuseas e vômitos, pode evoluir para quadros mais graves em alguns pacientes, incluindo mortes.
Em nota, a Novo Nordisk, fabricante do Wegovy, afirmou que acompanha os relatos de eventos adversos e reforçou que o risco de inflamação no pâncreas já é conhecido e descrito nas bulas dos produtos à base de GLP-1. Além disso, a farmacêutica também destacou que os medicamentos devem ser usados somente com acompanhamento médico e dentro das indicações do produto.
“A segurança dos pacientes é uma prioridade para a Novo Nordisk, e a companhia leva muito a sério todos os relatos de eventos adversos associados ao uso de seus medicamentos”, diz o texto.
Os casos no Rieno Unido fizeram com que a MHRA reforçasse a atenção quanto aos sintomas de pancreatite. Apesar disso, de acordo com a agência, os casos são considerados raros diante do volume de canetas emagrecedoras distribuídas no país — ainda assim, chamam a atenção pela gravidade.
O órgão também orientou médicos a investigarem o uso das canetas em pacientes que chegam a serviços de saúde com dor abdominal intensa, principalmente aos indivíduos com histórico da doença, já que parte das compras acontece fora do sistema público e pode não constar no prontuário.
Outro promotor do caso, João Otávio Bernardes Ricupero, afirmou que, após obter os créditos fiscais,…
A participante do Big Brother Brasil foi criticada por influenciadores de Pernambuco que trabalharam com…
As ações da Amazon chegaram a cair até 10% nesta quinta-feira (5) depois que a…
Um homem de 21 anos e um adolescente, de 17, foram identificados como autores do…
A Rio Tinto abandonou as negociações para comprar a Glencore, encerrando meses de conversas sobre…