<

Lula receberá Motta e líderes do Congresso por aproximação – 03/02/2026 – Brasília Hoje


<

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoverá um jantar na quarta-feira (4) com aliados da cúpula da Câmara, onde pretende estreitar relações e reduzir atritos com o Legislativo. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), deverá participar, além de outros aliados de Lula.

Como mostrou a Folha, o governo tem um prazo apertado para conseguir que projetos importantes para a campanha de reeleição de Lula sejam aprovados pelo Congresso.

O presidente da República teve diversos atritos com a Câmara ao longo de seu atual mandato. A relação foi estreitada no final do ano passado, com a nomeação de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo. Ele é próximo de Motta, que participou da escolha.

Lula também tem atritos a reduzir no Senado. A Casa foi a maior fonte de governabilidade do petista ao longo de seu atual mandato, mas a relação se deteriorou depois de o presidente indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), assim como outros líderes da Casa, queria que o escolhido fosse o também senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A discordância estremeceu a relação entre governo e Senado, que vem sendo reconstruída desde dezembro.

Os articuladores políticos do governo planejam, em um segundo momento, promover um encontro também com a cúpula da Casa Alta.

Encontros do presidente com deputados, senadores e outros aliados de fora do governo eram comuns nos dois primeiros mandatos de Lula, entre 2003 e 2010. Esse tipo de compromisso se tornou mais raro na atual gestão. Agora, o petista costuma entrar pontualmente na articulação política.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário