<

Imagens mostram interior de icônico hotel do DF dias antes da implosão


<

Um vídeo divulgado pelo perfil do Instagram do icônico hotel Torre Palace, localizado na Asa Norte (DF), mostra o interior do prédio dias antes de ser implodido. A estrutura do prédio será derrubada na manhã de 25 de janeiro e dará lugar a um novo empreendimento.

Veja vídeo da estrutura:

As imagens mostram a estrutura, que está abandonada há 13 anos, bastante depredada, com paredes e tetos desgastados e pichados. Também não há portas, janelas nem móveis. O elevador que já transportou diversas autoridades e famosos também não aparece em boas condições.

Inicialmente marcada para 21 de dezembro de 2025, a implosão foi adiada para 25 de janeiro a pedido do Exército Brasileiro, órgão responsável pela logística, autorização e fiscalização do uso de explosivos no país. O objetivo foi organizar melhor a logística da implosão.

O prédio foi adquirido por um grupo do ramo hoteleiro que pretende erguer novo empreendimento no local.

Imagens mostram interior de icônico hotel do DF dias antes da implosão - destaque galeria

echado desde 2013, o Torre Palace foi idealizado pelo empresário libanês Jibran El-Hadj
1 de 5

echado desde 2013, o Torre Palace foi idealizado pelo empresário libanês Jibran El-Hadj

Arthur de Souza/Metrópoles

O hotel hospedou autoridades, diplomatas e empresários durante décadas
2 de 5

O hotel hospedou autoridades, diplomatas e empresários durante décadas

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após a morte do fundador, o prédio entrou em decadência, encerrou as atividades e passou a sofrer invasões e depredações, tornando-se ponto de insegurança e deterioração urbana
3 de 5

Após a morte do fundador, o prédio entrou em decadência, encerrou as atividades e passou a sofrer invasões e depredações, tornando-se ponto de insegurança e deterioração urbana

Michael Melo/Metrópoles

Inicialmente marcada para 21 de dezembro de 2025, a implosão foi adiada para 25 de janeiro a pedido do Exército Brasileiro
4 de 5

Inicialmente marcada para 21 de dezembro de 2025, a implosão foi adiada para 25 de janeiro a pedido do Exército Brasileiro

Michael Melo/Metrópoles

Imagens mostram interior de icônico hotel do DF dias antes da implosão - imagem 5
5 de 5Rafaela Felicciano/Metrópoles

Como será a derrubada

A implosão será executada pela empresa RVS Construções e Demolições a partir das 10h do dia 25. Segundo dados técnicos, foram realizados 938 furos estruturais, com o uso de 165,56 quilos de explosivos do tipo Ibegel SSP.

O material explosivo será instalado nos pavimentos térreo, 1º, 2º, 3º e 7º, totalizando 600,78 metros perfurados nos pilares. O colapso foi projetado para ocorrer com leve inclinação para o leste, reduzindo a dispersão de resíduos em direção ao Eixo Monumental.


Hotel icônico

  • Fechado desde 2013, o Torre Palace foi idealizado pelo empresário libanês Jibran El-Hadj. Com 14 andares, 140 apartamentos e vista privilegiada para o Eixo Monumental, o hotel hospedou autoridades, diplomatas e empresários durante décadas.
  • Após a morte do fundador, o prédio entrou em decadência, encerrou as atividades e passou a sofrer invasões e depredações, tornando-se ponto de insegurança e deterioração urbana.
  • O Torre Palace Hotel, localizado no Setor Hoteleiro Norte, foi um dos principais destinos de luxo de Brasília e hospedou diversas figuras conhecidas do cenário nacional e internacional.
  • Pouco tempo após a inauguração, o hotel recebeu personalidades do esporte, da música e da televisão. Em outubro de 1973, hospedaram-se no local três jogadores do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira: Carlos Alberto Torres, capitão da equipe, Zé Maria e Rivellino. No mês seguinte, passaram pelo Torre Palace o grupo Os Diagonais e os cantores Jair Rodrigues e José Cipriano

Esquema de segurança

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) estuda interditar o trânsito para carros em um raio entre 200 e 300 metros, das 6h às 11h, no dia da demolição.

A pasta informou que o esquema de segurança ainda está sendo finalizado e será divulgado assim que for concluído. Ainda não se sabe quais vias deverão ser interditadas durante a implosão.

Na segunda-feira (12/1), uma reunião foi realizada entre os órgãos envolvidos para alinhar as ações. A SSP discutiu com o Ministério Público (MPDFT) questões como desvio de trânsito, interdição de ruas, além de outros pontos.

No encontro, foram apresentadas as precauções previstas para a implosão, que envolverá ações integradas de diversos órgãos, articuladas com a rede hoteleira e com os estabelecimentos comerciais do entorno do prédio.

A demolição por implosão será coordenada pela Secretaria de Defesa Civil. A Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Detran e responsáveis por hotéis e estabelecimentos localizados no entorno do edifício irão acompanhar a ação.



Source link

Deixe um comentário