Thayane Smith (foto em destaque), amiga de Roberto Farias Tomáz, de 19 anos — que ficou desaparecido por cinco dias após se perder em uma trilha no Pico Paraná — fez, nesta quarta-feira (7/1), a primeira publicação nas redes sociais após o jovem ter sido localizado.
O nome de Thayane ganhou destaque nas notícias sobre o caso após ela afirmar que deixou o amigo para trás depois de ele passar mal durante a trilha. Em entrevistas concedidas à imprensa, a jovem declarou que tomou a decisão por causa de seu “estilo de vida”, mencionando que Roberto estaria “lento”.
Na publicação, Thayane compartilhou uma foto ao lado de Roberto e vídeos gravados durante a trilha. Ao republicar o conteúdo nos stories, escreveu: “Amor próprio é tudo, de bem comigo mesma e muito feliz com a minha vida”.
Apesar de ter sido duramente criticada por ter deixado o amigo para trás, a jovem ganhou mais de 40 mil seguidores ao longo desta semana. Após a última publicação, no entanto, o número de seguidores começou a cair.
Relembre o caso
Roberto desapareceu na manhã da última quinta-feira (1º/1), após se separar do grupo durante a descida da trilha. Desde então, buscas terrestres e aéreas vinham sendo realizadas em uma área considerada extremamente técnica, marcada por mata fechada, trechos íngremes, penhascos, escadarias de pedra, grampos metálicos e mudanças bruscas de clima.
O desaparecimento levou o Instituto Água e Terra (IAT) a restringir temporariamente o acesso ao Parque Estadual Pico Paraná, com o objetivo de evitar riscos adicionais e facilitar o trabalho das equipes de busca. A Polícia Civil acompanhou o caso e abriu procedimento para apurar as circunstâncias do desaparecimento, tratado inicialmente como um incidente em ambiente natural.
Na última segunda (5/1), Roberto foi encontrado com vida após caminhar 20 quilômetros e pedir ajuda em uma fazenda localizada no município de Antonina (PR).
Apesar de ter enfrentado diversos obstáculos na mata, ele sofreu apenas ferimentos leves, tendo recebido alta médica nessa terça (6).











